10 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória

A Oficina de Memória oferecida na Vivere Bene tem como objetivo melhorar a cognição global dos participantes. Foi desenvolvida para idosos que, mesmo não tendo qualquer doença neurológica (como Alzheimer, por exemplo), apresentam uma série de queixas e alterações cognitivas que são, muitas vezes, normais ao longo do processo de envelhecimento.

Muitos de nossos alunos idosos chegam com queixas como:
– A memória já não é mais a mesma, pois não se lembram de alguns acontecimentos com a mesma vivacidade;
– Está mais difícil aprender, pois precisam de mais repetições;
– A compreensão está mais lenta;
– Estão menos atentos e não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo;
– Está mais difícil fazer um bolo seguindo a receita;
– Fazer pequenas contas está mais trabalhoso.

Assim, as atividades oferecidas na oficina abordam as funções de Atenção e Concentração, Memória (e seus subtipos), Cálculo, Leitura e Compreensão, Raciocínio Lógico, Planejamento, Linguagem.
Juntamente com as atividades cognitivas são trabalhadas a convivência social e a autoestima.

Manter-se ativo cognitivamente é fundamental em qualquer idade, mas após os 60, torna-se fundamental na prevenção e tratamento das doenças que afetam a cognição.

Tatiane A. Encinas- Psicóloga CRP- 08/20215

Veja outros posts

10 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória

A Oficina de Memória oferecida na Vivere Bene tem como objetivo melhorar a cognição global dos participantes. Foi desenvolvida para idosos que, mesmo não tendo qualquer doença neurológica (como Alzheimer, …

25 de março de 2015

Qual a melhor atividade física para o idoso?

Há quem diga que a hidroginástica é a atividade física ideal para um idoso… também há aqueles que acreditam que ela é a única que se deve praticar! Por outro …

3 de junho de 2016

A História da Festa Junina

A festa junina, ao contrário do que muitos pensam, não é uma festa de origem “brasileira”. Muito antes do descobrimento do Brasil, já se celebrava a “Festa Joanina” – nome …