5 de fevereiro de 2019

Como surgiu o Espaço Vivere Bene: Conheça a nossa história.

A Vivere Bene – atividades para terceira idade começou como um sonho de uma mãe e de uma filha, de promover um espaço multidisciplinar onde idosos pudessem manter-se ativos social e fisicamente. A ideia não surgiu simplesmente para aproveitar uma oportunidade de mercado, suprindo assim uma “lacuna” no mercado de uma população que vem envelhecendo exponencialmente, mas sim, para preencher a lacuna na vida de cada idoso que viesse a nos procurar.

Viva Parque

Depois de um tempo estudando o público idoso e a viabilidade do negócio, aplicamos um “projeto piloto” chamado Viva Parque, em que buscávamos os idosos em casa e levávamos ao parque mais próximo de suas casas, para praticar atividade física sob orientação de um profissional de Educação Física. Assim, passamos a conhecer mais o nosso público – a terceira idade, suas necessidades, limitações e interesses.

O Espaço

Então, em julho de 2013, a ideia deste espaço multidisciplinar para idosos saiu do papel e sua primeira sede foi no bairro Ahú, em Curitiba,mudando em 2015 para o Bairro Bom Retiro.

Neste início oferecíamos apenas atividades físicas – Dança de Salão, Pilates Solo e Ginástica Funcional, além da Ginástica no Parque, e atividades de lazer esporádicas- bingos, palestras, lanches da tarde, bailes e idas ao cinema.

Além disso, desde o início oferecemos o serviço exclusivo de transporte, pois sabíamos da importância de facilitar o acesso do idoso à atividade, uma vez que seus filhos trabalham o dia todo e não podem se comprometer em levá-los, ir de ônibus para muitos não é mais seguro, e ir de taxi fica muito caro…

Parcerias

A partir de nosso primeiro ano de vida, passamos a contar com a parceria de profissionais de outras áreas, como psicólogos e terapeutas ocupacionais, conseguindo assim fazer com que nos tornássemos, enfim, “multidisciplinar”.

Aos poucos, a arteterapia, a musicoterapia e a psicologia foram se unindo a nós, com suas ricas propostas, dando mais vida ao nosso propósito: promover atividades em grupo para idosos, que tragam saúde e bem estar a eles, em um ambiente agradável e aconcheante!

As atividades

Com isso, hoje nos denominamos um espaço de atividades para pessoas com mais de 60 anos e oferecemos, através de atividades em grupos, momentos de convivência e bem estar, trazendo mais saúde e qualidade de vida para nossos amados idosos. Para isso oferecemos três grupos de atividades:

  • Atividades físicas
    • Pilates solo adaptado
    • Ginástica funcional
  • Atividades artísticas
    • Roda de Artes
    • Rodas de Música
    • Oficina de Pintura em Tela
  • Atividades cognitivas
    •  Oficina da Memória
    • Oficina da Palavra

O objetivo das nossas aulas, seja ela qual for, é fazer com que idoso se sinta bem, reinserindo-o em um meio social em que possa conviver com pessoas da mesma idade, e adaptando as atividades de acordo com suas necessidades e limitações!

Afinal de contas,  acreditamos e defendemos a ideia de que bem estar não tem idade (:

Veja outros posts

15 de maio de 2018

A mudança de rotina para o idoso

Quem tem um idoso na família sabe que, normalmente, eles são teimosos por natureza… pelo menos essa é a fama que eles criaram… A verdade é que todos nós vamos …

13 de janeiro de 2017

Arte como terapia

“Trabalhos manuais ajudam a despertar os requisitos básicos de auto-estima. Além de ser uma forma de muitas pessoas serem inseridas na sociedade, estimula o sentimento de se sentir capaz e …

31 de janeiro de 2017

Solidariedade

“Solidariedade é um ato de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Ao pé da letra, significa: …