5 de fevereiro de 2019

Como surgiu o Espaço Vivere Bene: Conheça a nossa história.

A Vivere Bene – atividades para terceira idade começou como um sonho de uma mãe e de uma filha, de promover um espaço multidisciplinar onde idosos pudessem manter-se ativos social e fisicamente. A ideia não surgiu simplesmente para aproveitar uma oportunidade de mercado, suprindo assim uma “lacuna” no mercado de uma população que vem envelhecendo exponencialmente, mas sim, para preencher a lacuna na vida de cada idoso que viesse a nos procurar.

Viva Parque

Depois de um tempo estudando o público idoso e a viabilidade do negócio, aplicamos um “projeto piloto” chamado Viva Parque, em que buscávamos os idosos em casa e levávamos ao parque mais próximo de suas casas, para praticar atividade física sob orientação de um profissional de Educação Física. Assim, passamos a conhecer mais o nosso público – a terceira idade, suas necessidades, limitações e interesses.

O Espaço

Então, em julho de 2013, a ideia deste espaço multidisciplinar para idosos saiu do papel e sua primeira sede foi no bairro Ahú, em Curitiba,mudando em 2015 para o Bairro Bom Retiro.

Neste início oferecíamos apenas atividades físicas – Dança de Salão, Pilates Solo e Ginástica Funcional, além da Ginástica no Parque, e atividades de lazer esporádicas- bingos, palestras, lanches da tarde, bailes e idas ao cinema.

Além disso, desde o início oferecemos o serviço exclusivo de transporte, pois sabíamos da importância de facilitar o acesso do idoso à atividade, uma vez que seus filhos trabalham o dia todo e não podem se comprometer em levá-los, ir de ônibus para muitos não é mais seguro, e ir de taxi fica muito caro…

Parcerias

A partir de nosso primeiro ano de vida, passamos a contar com a parceria de profissionais de outras áreas, como psicólogos e terapeutas ocupacionais, conseguindo assim fazer com que nos tornássemos, enfim, “multidisciplinar”.

Aos poucos, a arteterapia, a musicoterapia e a psicologia foram se unindo a nós, com suas ricas propostas, dando mais vida ao nosso propósito: promover atividades em grupo para idosos, que tragam saúde e bem estar a eles, em um ambiente agradável e aconcheante!

As atividades

Com isso, hoje nos denominamos um espaço de atividades para pessoas com mais de 60 anos e oferecemos, através de atividades em grupos, momentos de convivência e bem estar, trazendo mais saúde e qualidade de vida para nossos amados idosos. Para isso oferecemos três grupos de atividades:

  • Atividades físicas
    • Pilates solo adaptado
    • Ginástica funcional
  • Atividades artísticas
    • Roda de Artes
    • Rodas de Música
    • Oficina de Pintura em Tela
  • Atividades cognitivas
    •  Oficina da Memória
    • Oficina da Palavra

O objetivo das nossas aulas, seja ela qual for, é fazer com que idoso se sinta bem, reinserindo-o em um meio social em que possa conviver com pessoas da mesma idade, e adaptando as atividades de acordo com suas necessidades e limitações!

Afinal de contas,  acreditamos e defendemos a ideia de que bem estar não tem idade (:

Veja outros posts

9 de outubro de 2014

Idosos e a visão das Cataratas

Na minha idade quando o assunto é Catarata, nem de longe penso nas belezas naturais de Foz do Iguaçu. Estive há algumas semanas atrás na cidade e conheci as Cataratas. …

18 de outubro de 2016

Dia do Médico

18 de outubro: Dia do Médico. E eu te pergunto: porque você acha que essa é uma profissão tão valorizada e desejada? Por que muito jovens com seus 17 anos …

18 de abril de 2016

Você sabe quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, conspiração de natureza separatista, da então capitania de Minas Gerais, que ia contra …