20 de janeiro de 2015

Caminhada no Parque

A caminhada é uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo. Um dos motivos dessa “preferência” pode ser considerado o fato de se tratar de uma atividade essencial do ser humano.
Todos sabemos caminhar, certo? Errado! Todos nós, humanos, sabemos andar, mas caminhar trata-se de uma atividade um pouco mais complexa.

Andar x Caminhar
Andar é o simples ato de se locomover, utilizando-se dos membros inferiores. Já caminhar, trata-se de percorrer um determinado trajeto a pé, seguindo um rumo, com um objetivo final.
Além do mais, para sua caminhada ser considerada uma atividade física e para proporcionar benefícios a sua saúde, ela deve ser realizada em ritmo constante por, no mínimo, 30 minutos e deve acontecer periodicamente, ou seja, duas ou mais vezes na mesma semana.

O idoso e a caminhada
A caminhada está entre as atividades físicas mais praticadas pela população da terceira idade, junto à hidroginástica e à ginástica. Mesmo sendo uma atividade simples e comum, se mal executada, pode ser prejudical à saúde do idoso, que já tem um organismo mais sensível e pré-disposto a lesões.
Exagerar no ritmo, na intensidade e até mesmo na frequência, mais comum entre idosos homens, pode agravar problemas como artroses, bursites e dores lombares, por exemplo.
Portanto, é muito importante perguntar a seu médico qual atividade ele indica para sua condição física, e também procurar um profissional de educação física para orientação e acompanhamento das atividades.

Cinco dicas para a prática da caminhada:

1) Antes de mais nada, informe-se com seu médico se você pode praticar caminhada. Então, procure um educador físico para direcionar a atividade;
2) Procure utilizar roupas leves e confortáveis e, principalmente, um calçado adequado. Muitos idosos não gostam de usar tênis comuns (esportivos), mas procure usar um calçado que ofereça amortecimento e conforto, ao mesmo tempo;
3) De preferência realize suas atividades no início da manhã ou no final da tarde, principalmente em dias mais quentes ou com muito sol. Além disso, lembre-se de se hidratar antes e depois de se exercitar;
4) Fique atento à sinalização das faixas dos parques. Muitos lugares tem ciclovias, pista de caminhada e pista de corrida. Sempre confira se está caminhando na pista correta;
5) Qualquer atividade física, quando fazemos acompanhados, fica mais agradável e passa mais rápido. Um amigo, uma prima ou até mesmo um filho pode e deve lhe acompanhar em suas caminhadas. Mas, ao conversar muito, se perceber que está muito ofegante, pare um pouquinho de falar para retomar o fôlego!

A Vivere Bene, a caminhada e o Parque Barigui

A primeira turma de caminhada e exercícios para idosos da Vivere Bene foi aberta em meados de 2007, com apenas uma aluna. Lá praticávamos caminhada e exercícios de fortalecimento e alongamento muscular.
Essa turma foi crescendo com a ilustre presença de algumas senhorinhas muito simpáticas e, hoje temos 5 alunas em um horário cheio – devido ao limite de vagas no transporte – e mais turmas abrindo e enchendo os parques de Curitiba de boas conversas e lindos sorridos!

Se você quiser participar é só nos encontrar nos seguintes parques e horários:

Parque Barigui – 2ª, 4ª e 6ª as 8h30
Jardim, Botânico – 3ª e 5ª as 8h30
Parque Bacacheri – 2ª e 4ª as 10h30

Sua presença será muito bem-vinda!

Profª Alessandra Nunes Lanzoni Privado

Veja outros posts

15 de maio de 2018

A mudança de rotina para o idoso

Quem tem um idoso na família sabe que, normalmente, eles são teimosos por natureza… pelo menos essa é a fama que eles criaram… A verdade é que todos nós vamos …

30 de setembro de 2014

Sábado em Família: reserve um tempo especial para quem você ama

Durante um tempo de reflexão entre todas as histórias que ouvimos dentro do espaço Vivere Bene, percebemos algo recorrente entre os filhos dos nossos clientes: a falta de tempo. Todos …

23 de outubro de 2018

O idoso do século XXI

Quem não lembra daquela vovozinha, lá pelos anos 80, com seus sessenta e poucos anos, de coque escovado no cabelo, saia abaixo do joelho, fazendo tricô no sofá ou indo …